desde 1980

O artilheiro da ANSA

Tido e havido como artilheiro do time dos servidores do Campeonato de Futebol, promovido pela ANSA, no âmbito do Ministério da Agricultura, Rusberto do Vale Oliveira, o Beto, não dava apenas show de bola. No Mapa desde 1980, e na ANSA desde 82, o servidor empresta sua expertise à Divisão de Benefícios da Coordenação Geral de Administração de Pessoas - CGAP, desde sempre, o que significa dizer que assistiu a mudança de nomes de sua Coordenação, que foi Departamento de Pessoal, virou Recursos Humanos até tornar-se o que é hoje. A paixão pela ANSA é explicada em poucas palavras: “Sinto-me em casa. É como uma família”.

Além da questão emocional, Beto cita os benefícios dos quais sempre usufruiu e que ele considera como salário indireto. “O Programa de Cooperação Técnica MAPA x ANSA cuida da Saúde Bucal do meu grupo familiar. E por não ter fins lucrativos a ANSA por meio desse benefício assistencial, fornecido por Cirurgiões Dentistas com larga experiência profissional, nos ajuda muito a suportar a implementação do nosso tratamento odontológico com baixo custo, se tornando um “salário indireto” para nós associados. Haja vista que muito em função do alto quantitativo de vidas beneficiadas, cerca de 2.800 usuários, esse Programa Assistencial tornou-se um modelo para as demais Entidades de Classe dos Servidores Públicos Federais. Além disso, há muitos outros benefícios que a ANSA proporciona aos seus associados como os convênios de óticas, instituições educacionais e comerciais, o Vale Card e a assessoria jurídica”, ressalta.

No mais é o saudosismo que fala: “Tenho saudade dos eventos esportivos que tínhamos, quando a sede campestre existia. Nesse clube maravilhoso tínhamos atividades esportivas e o espaço de lazer o que nos permitia estreitar os laços, que no MAPA eram profissionais, e na sede foram se tornando fraternos”.

Quem é Rusberto do Vale Oliveira

Servidor do MAPA, entrou na instituição em 1980. Em 82 associou-se à ANSA e participou efetivamente assumindo uma cadeira nos conselhos Fiscal e de Administração. Ou seja, conhece a ANSA por dentro e por fora.

Formado em Administração e pós-graduando em Políticas Públicas e Municipais, Beto é um dos administradores do Plano de Saúde do MAPA, em nível nacional, conhecendo à profundidade o perfil de assistência médica dos servidores.

Atleta do time de futebol que participava dos campeonatos promovidos pela ANSA e que viajaram para disputas nacionais (Rio de Janeiro e Goiás), foi artilheiro do campeonato da ANSA, garantindo com orgulho vários dos troféus que a entidade ostenta em suas estantes.

Companheiro do hoje deputado federal Rôney Nemer, ilustre associado da ANSA que classifica como ativo, além de servidor exemplar do MAPA, Beto sente saudades dos bons momentos vividos. O orgulho de ter pertencido ao time, ele conta: “Como artilheiro, recebi várias medalhas e uma delas das mãos do então Ministro da Agricultura Pedro Simon, Senador PMDB-RS até o final de 2014.