desde 1980

Apresentação

No dia 29 de setembro de 1980, a história da defesa dos direitos dos servidores do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento – MAPA começava um importante capítulo na sociedade. Nessa data deu-se início a Associação Nacional dos Servidores da Agricultura – ANSA. Com sede social em Brasília (DF), a Instituição nasceu da iniciativa de 76 sócios fundadores com o intuito de defender os direitos trabalhistas, pessoais e sociais, além de representar os interesses profissionais e econômicos diante do Poder Público e Privado no País.

A ANSA, é uma sociedade civil, de caráter associativo, desportivo, recreativo, cultural, social e de classe, de âmbito nacional, com personalidade jurídica de direito privado, sem fins lucrativos e sem caráter político-partidário, que representa coletiva ou individualmente, judicial ou extrajudicialmente todos servidores ativos, inativos, pensionistas e terceirizados do MAPA, suas empresas vinculadas e demais servidores pertencentes a qualquer Órgão ou Instituição da Administração Pública Federal, que executam as políticas públicas promotoras do crescimento e desenvolvimento do Estado Brasileiro.

Como entidade representativa de classe, além da promoção do cooperativismo e da união entre os membros do MAPA, a Instituição foi criada para defender e representar os interesses e prerrogativas daqueles que fazem parte do quadro associativo e demais interessados. Além disso, a ANSA busca atuar interligada com a transparência, união e sustentabilidade, pilares que engrenam a gestão democrática e a busca incessante de melhorias institucionais.

A ANSA acompanha de perto as ações do Legislativo e do Governo que possam influenciar na área de atuação do Órgão. Esta constante é amplamente reconhecida, sendo uma das entidades que luta por Reformas Trabalhista e Sindical, luta contra a flexibilização dos direitos trabalhistas e combate as falsas cooperativas e as fraudes trabalhistas na administração pública.

Em janeiro de 2014, uma nova diretoria tomou posse, para o triênio 2014/2016. O fiscal federal agropecuário Celso Cordeiro Silva voltou à presidência da entidade, dessa vez com o apoio do vice-presidente, Hélio Nascimento Medeiros. As prerrogativas da Associação Nacional dos Servidores da Agricultura continuam a ser defendidas pela diretoria, que tem como meta avançar ainda mais na luta dos interesses de seus associados.

União faz a força

A Ansa tem como foco principal os servidores do Ministério, e assim visa estimular a solidariedade e a confraternização entre si e com os demais servidores públicos, defender os interesses gerais da classe, contribuir para o desenvolvimento artístico e cultural dos associados, difundir e estimular a prática do desporto e da recreação, incentivar o espírito de cooperativismo e firmar convênios.

Atualmente, nossos associados podem contar com benefícios como assistência média e odontológica. Além de descontos especiais em clubes, faculdades, academias, empresas de construção, entre outros etc.

Seja sócio da Ansa e faça parte desta grande família. Filie-se!