A ANSA

A Associação Nacional dos Servidores da Agricultura- ANSA foi fundada em 29 de setembro de 1980. Com sede social em Brasília/DF. A instituição nasceu da iniciativa de 76 sócios-fundadores, com o escopo de estimular a solidariedade e a confraternização entre a ANSA e os demais servidores públicos, defender os interesses gerais da classe, contribuir para o desenvolvimento artístico e cultural dos associados, difundir e estimular a prática do desporto e da recreação, incentivar o espírito de cooperativismo e firmar convênios.

A composição organizacional da ANSA é formada por um conselho fiscal que integram cinco conselheiros; por um conselho consultivo composto por sete membros, e uma diretora executiva que é formada por um presidente, um vice presidente e três diretores, sendo: um diretor administrativo; um financeiro e um diretor de assuntos parlamentares.

A ANSA é uma sociedade civil, de caráter associativo, desportivo, recreativo, cultural, social e de classe, de âmbito nacional, com personalidade jurídica de direito privado, sem fins lucrativos e sem caráter político-partidário, que representa coletiva ou individualmente, judicial ou extrajudicialmente todos os servidores ativos, inativos, pensionistas e terceirizados do ministério da agricultura pecuária e abastecimento-MAPA, bem como suas empresas vinculadas e demais servidores pertencentes a qualquer órgão ou instituição da Administração público-federal que executam as políticas públicas promotoras do crescimento e desenvolvimento do estado Brasileiro.

Como entidade representativa de classe, além da promoção do cooperativismo e da união entre os membros do MAPA, a instituição foi criada para defender e representar os interesses e prerrogativas daqueles que fazem parte do quadro associativo e demais interessados. Além disso, a ANSA busca atuar interligada com a transparência, união e sustentabilidade, pilares que engrena a gestão democrática e a busca incessante de melhorias institucionais

Durante esses trinta e oito anos de existência, a ANSA tem feito muito mais que lutar pelos direitos dos servidores. Tem proporcionado qualidade de vida a eles por meio de vários convênios com empresas privadas que proporcionam aos seus associados descontos com vários ramos, tais como: plano de saúde com a Assefaz, Qualicorp, Unimed, BBBSaúde, Drogaria Santa Marta, Alub, faculdade JK, Unip, Uniplan, Sigma, Villa das Palmeiras Eventos e muitos outros. 

Porém a parceria mais importante da ANSA é com o MAPA, por meio do termo de cooperação técnica, que proporciona a seus servidores e não associados, serviços odontológicos e de endodontia, cirurgião geral e protético, custeando todos os materiais e profissionais. No ultimo ano foram realizados mais de 2.100 atendimentos odontologicos, extendidos aos titulares e dependentes até 21 anos.